Coluna DekaDance: Psyclon Nine – do eletrônico ao Black Metal

Olá fãs do Industrial pesado e macabro!

Hoje vou falar de Psyclon Nine!

Essa banda foi formada em 2000 e é norte-americana. É um projeto completo pra quem gosta de tudo que é macabro, apesar de que eu não acho que tenha tantos elementos criativos de efeitos sonoros, como a gente encontra em efeitos especiais de som em bandas como Cradle of Filth, King Diamond etc… (vcs me entenderam né? pq eu não vou ficar explicando não!), mas eles conseguem misturar muito bem o metal eletrônico com o industrial e o black metal. Logo que começou, a Psyclon Nine tocava um EBM com temas de terror, e tinham até uma atmosfera melancólica de Darkwave/Gothic.

Até aí tudo bem, pra quem começou como uma banda de rock industrial conduzida por guitarras, isso lá pelos anos de 1999, quando eles tinham influência de KMFDM e Ministry. Mas aí as coisas foram mudando, e a banda decidiu fazer um aggrotech misturado com industrial, com muita influência de Suicide Commando, Velvet Acid Christ e Wumpscut.

O primeiro grande álbum deles foi o “Divine Infekt”, em 2003, que se tornou um grande sucesso na cena underground electro-industrial. Em 2005 eles firmaram com o selo da Melotropolis Records, e passaram a fazer um som com influências de black metal. O vocalista incorporou o demônio! Daí veio o lançamento do álbum “INRI”.

Eles se separaram em 2010, e um tempo depois voltaram pra ganhar fama com faixas como “Parasitic” e “Behind a Serrated Grin”, e os shows deles passaram a ser frequentes.

O problema é que um pouco antes, em 2009, Nero Bellum e companhia lançaram “We the Fallen”, um álbum sombrio e atraente que parecia provar que a banda estava evoluindo para algo único e muito próprio. Só que aí veio esse hiato que eu mencionei, que ocorreu em 2010. E a culpa foi do Bellum, que sempre foi viciado em drogas.

De qualquer jeito, o projeto é muito bom, e tem faixas que impressionam pela inspiração e estado de delírio das composições.

No meu programa desta semana – Dekadance – vai ter Psyclon Nine entre outras bandas. Ouçam na Soturna Sintonia Webradio. Está bom pra car&¨$*!

DISCOGRAFIA BÁSICA:

Divine Infekt – 2003
INRI – 2005
Crwn Thy Frnicatr – 2006
We the Fallen – 2009
Order of the Shadow – 2013
Disorder: The Shadow Sessions – 2013
Use Once and Destroy – 2014
Icon of the Adversary 2018


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s